
Criado o dia nacional do teatro para a infância e juventude - a data já era comemorada em mais de 80 países
O dia 20 de Março foi oficializado como Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude. A Lei 11.722, que dispõe sobre a criação desta data, foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União no último dia 24 de junho.
Desde 2005, o CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) trabalhou pela aprovação desta Lei.
O Dia 20 de Março foi proposto em 2001 pela ASSITEJ (Associação Internacional do Teatro para a Infância e Juventude), que criou o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude; desde então a data é comemorada em mais de 80 países.
O CBTIJ promove juntamente com o SESC-Rio uma cerimônia para homenagear profissionais que atuam na área do Teatro para Crianças e Jovens.
A primeira edição, que aconteceu em 2001, foi marcada por uma grande homenagem à Maria Clara Machado e aos cinqüenta anos de atividade do teatro O Tablado.
Em todas as edições, o CBTIJ convida um artista plástico para criar o cartaz comemorativo que é distribuído em todo Brasil. Entre os convidados estão artistas como Ziraldo e Ilo Krugli.
Em 2008, para comemorar os sessenta anos de teatro para crianças no Brasil, a convidada foi Rosa Magalhães, prestando homenagem à sua mãe, Lúcia Benedetti, autora de O Casaco Encantado, considerado o primeiro espetáculo para crianças feito por profissionais no Brasil.
(fonte CBTIJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário